Pular para o conteúdo principal

Quais são os sintomas vasomotores da menopausa?

Sentindo calores? Você não está sozinha.
Muitas mulheres têm ondas de calor ou suores noturnos antes, durante e depois da menopausa...

Artigo publicado no Medical News Today e traduzido por Regiany Floriano

Quais são os sintomas vasomotores da menopausa?
    A pré menopausa é o início da transição para a menopausa. Sintomas vasomotores, como ondas de calor, podem começar durante esse período. Eles resultam de alterações na atividade dos vasos sanguíneos.

Os sintomas vasomotores são aqueles que ocorrem devido à constrição ou dilatação dos vasos sanguíneos.

Eles incluem ondas de calor, suores noturnos, palpitações cardíacas e alterações na pressão arterial. A razão mais provável pela qual esses sintomas podem ocorrer durante a menopausa é que as flutuações hormonais afetam os mecanismos que controlam a pressão sanguínea e o controle da temperatura.

De acordo com a North American Menopause Society, até 75% das mulheres nos Estados Unidos experimentam ondas de calor na menopausa. As ondas de calor geralmente ocorrem durante um período de 6 meses a 2 anos, mas algumas mulheres podem senti-las por até 10 anos.

Nos EUA, a menopausa geralmente começa entre as idades de 45 e 58 anos. A idade média para a menopausa é de 52 anos. Uma mulher entra na menopausa 12 meses após a última menstruação.

As ondas de calor e outros sintomas podem começar durante a pre menopausa, enquanto a menstruação ainda está ocorrendo, ou podem começar após o término da menstruação de uma mulher. Nem todas têm esses sintomas e eles podem variar em gravidade entre mulheres.

Algumas pessoas começam a menopausa mais cedo na vida. Em alguns casos, isso pode acontecer naturalmente, mas em outros, pode ser devido a uma cirurgia, uma condição de saúde ou certos tipos de tratamento médico.

A menopausa não é uma condição de saúde. É uma transição normal pela qual a maioria das mulheres passará durante a vida. No entanto, as alterações hormonais que ela envolve podem levar a sintomas específicos.

Os hormônios desempenham um papel no funcionamento do sistema cardiovascular. Como seus níveis flutuam, eles podem afetar o sistema circulatório. Eles também podem interferir na forma como o sistema nervoso controla a temperatura corporal.

Ondas de calor são o principal sintoma vasomotor. Durante uma onda de calor, uma sensação repentina de calor afeta o peito, o pescoço e o rosto. A pele nessas áreas pode ficar vermelha.

Juntamente com as ondas de calor, uma pessoa pode experimentar:

sudorese, incluindo suores noturnos
distúrbios do sono
ansiedade
palpitações cardíacas

Esses sintomas tendem a afetar as pessoas por cerca de um ano. No entanto, 17% das mulheres podem continuar a senti-los por vários anos.

Se a menopausa começar como resultado do tratamento como a quimioterapia p.ex., a pessoa pode descobrir que os sintomas associados param e a menstruação recomeça quando o tratamento termina. No entanto,  não acontece assim para todas. Como saber se é uma onda de calor ou outra coisa?

Causas

As causas das ondas de calor provavelmente são neurovasculares, o que significa que ocorrem quando ocorrem alterações na parte do sistema nervoso que afeta a circulação.

Especialistas acreditam que as ondas de calor resultam de mudanças na parte do cérebro que regula a temperatura do corpo. Quedas repentinas nos níveis de estrogênio podem desencadeá-los, mas não está claro exatamente qual o papel que esse hormônio desempenha.

Há evidências de que fazer a reposição com estrogênio ajuda a aliviar os sintomas, mas os cientistas não encontraram uma correlação entre os níveis hormonais circulantes e a gravidade dos sintomas.

Possíveis gatilhos para as ondas de calor incluem:

  • comer alimentos picantes
  • beber café ou álcool
  • vestir roupas muito quentes para o ambiente
  • clima com alta temperatura
  • fumar
  • estresse
  • alguns tratamentos médicos e medicamentos
  • algumas condições de saúde, como diabetes, tuberculose ou tireoide hiperativa

No entanto, eles também podem ocorrer sem qualquer gatilho aparente.

Alguns tipos de tratamento contra o câncer também podem levar a ondas de calor, independentemente da idade ou sexo da pessoa. 

Fatores de risco

Os sintomas vasomotores são comuns durante a menopausa, mas nem todas sentem.

Fatores que podem aumentar o risco incluem fonte confiável de fumo e fonte confiável de obesidade.

As ondas de calor podem ocorrer por um período mais longo em mulheres afro-americanas e hispânicas do que em brancas ou asiáticas, de acordo com o National Institute on AgingTrusted Source.

Complicações

Ondas de calor e suor geralmente não são prejudiciais, mas podem causar desconforto, e algumas pessoas podem se sentir constrangidas com a visibilidade dos sintomas.

Em alguns casos, as ondas de calor podem não estar relacionadas à menopausa, mas podem resultar de problemas no sistema nervoso ou vascular. Essas ondas de calor podem ser um sinal de alterações que podem levar a outras condições, como doenças cardiovasculares ou demência.

As pessoas devem consultar seu médico se:

- As ondas de calor interferem em sua vida diária;
- Tiverem outros sintomas, como diarreia, fadiga, perda de peso inexplicável ou sensação geral de mal-estar;
- Se estiver em risco de outra condição de saúde, como diabetes ou problemas de tireoide.

Consultar um médico pode ajudar a ter tratamento adequado para melhorar seus níveis de conforto e reduzir a ansiedade. Os médicos também podem identificar outras causas subjacentes de sintomas vasomotores, caso estejam presentes.

Soluções de estilo de vida

Algumas práticas de estilo de vida podem ajudar uma mulher a controlar as ondas de calor durante a menopausa.

Esses incluem:

- evitar os gatilhos conhecidos, como alimentos condimentados, álcool e cafeína

- parar de fumar, se aplicável, ou evitar o fumo passivo;

- vestir-se em "camadas" para que seja fácil remover uma roupa se ocorrer uma onda de calor;

- carregar uma garrafa de água gelada para beber se uma onda de calor começar;

- ter um ventilador portátil por perto;

- manter o quarto fresco à noite;

- evitar praticar exercícios imediatamente antes de dormir;

- praticar exercícios de relaxamento e de respiração profunda; 

- seguir uma dieta saudável e praticar exercícios regularmente;

- atingir ou manter um peso moderado.

Um estudo de 2012 sugeriu que as mulheres que perderam 10% ou mais de seu peso corporal por meio de mudanças na dieta, tiveram uma redução ou o fim dos sintomas vasomotores durante a menopausa. Os pesquisadores analisaram os dados de 17.473 mulheres.

Algumas pessoas usam tratamentos alternativos, como black cohosh (Cimicifuga racemosa), dehidroepiandrosterona

DHEA, ou isoflavonas de soja, para ondas de calor. No entanto, de acordo com o National Institute on AgingTrusted Source, não há evidências de que isso ajude e seus efeitos a longo prazo não são claros.

É aconselhável falar com um médico antes de usar qualquer tratamento à base de ervas, suplementos ou outros tipos de medicamentos para a menopausa.

Panorama

Sintomas vasomotores, especialmente ondas de calor, são uma característica comum da menopausa. Nem todas sentem e eles podem afetar as pessoas de maneiras diferentes.

Qualquer mulher que considera que os sintomas vasomotores afetam significativamente sua vida diária, deve procurar um médico, que pode recomendar tratamentos ou mudanças no estilo de vida.

Última revisão médica em 22 de abril de 2020

Veja nossas sugestões de Livros e Cursos aqui

 Siga Tô na Menô no Facebook e Instagram
 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.

Comentários